CADÊ?

janeiro 31, 2011

74 anos de Philip Glass

Foto de autoria não identificada.

Irretocável

Foto de autoria não identificada.


Leia a íntegra do artigo no Gazeta do Povo.

No twitter

Em tweet de janeiro, 26.

Eita, porra!

Charge do dia*

Charge: Seri.



**
 Post veiculado ontem no blog 
Humor do Seri.

Com o retorno de Conca

janeiro 29, 2011

Palavras absolutamente desnecessárias

Charge: Paixão.



Publicado no
Gazeta do Povo de hoje.

Idiotice

E NEM... PIAUÍ?*


Por Airton Sampaio


Agora que o Psiu, o sistema seriado de ingresso na UFPI, acabou, porque um modelo evidentemente esgotado, não pode nos sobrar, como mecanismo de seleção vestibular, apenas o ENEM.
Não que o ENEM não seja um bom sistema de escolha dos melhores candidatos a uma vaga nas universidades brasileiras que a ele aderiram, como a UFPI. Na verdade, o ENEM representa um avanço pedagógico dos mais expressivos, ao mudar a orientação da decoreba pela filosofia do raciocínio, da reflexão e da resolução de problemas cotidianos, sem dizer de um mais percuciente tratamento dado à prova de redação que o que, localmente, fazíamos. É óbvio que o ENEM precisa de vários ajustes, no que tange, por exemplo, à extensão cansativa dos enunciados e, por conseguinte, das provas, e ao descalabro, incompetência mesmo, da logística, que tanto tem irritado estudantes e professores.
Questões, pois, sanáveis. Algo, porém, é muito mais grave que todos esses desacertos, e diz respeito ao Piauí. É que o ENEM, elaborado no centro-sul do país, decerto fará tábula rasa de aspectos peculiares do nosso estado, como a nossa literatura, a nossa história e a nossa geografia. Se ficarmos somente com os dias de ENEM, uma literatura específica, ainda que inserida na brasileira, uma história própria e uma geografia singular, mesmo que partes da nacional, não serão abordadas por mentalidades radicadas no centro político e econômico do país, o quase sempre discriminatório eixo Rio–São Paulo. Não se trata, no caso, de um bairrismo meloso nem de uma piauiensidade oca, tão mais comuns entre nós após o governo ufanista do PT, mas de uma NECESSIDADE que temos (ainda), como periferia do capitalismo, de sublinhar nossos melhores valores e fatos históricos, geográficos e literários. Isso fica evidente quando não é segredo para ninguém que Da Costa e Silva, por exemplo, apesar de ser um dos maiores poetas simbolistas brasileiros, não tem a dimensão nacional de um Cruz e Souza talvez (sim, talvez) por haver nascido na periferia da periferia do Brasil. E que não se leia isso como a (re)afirmação do nosso eterno e lamentável Complexo de Vira-latas, nós que ficamos todos amuadinhos a quaisquer anedotas sobre o Piauí, às vezes merecidas, mas não hesitamos, em nome de uma super-hospitalidade que, por ser demasiada, beira a subserviência, não vacilamos em estender tapete vermelho a qualquer Jardel (lembram-se dele?) da vida.
Por isso, e por outras razões que o espaço de um artigo não permite elencar, como a sinalização de conteúdos para o nível médio de ensino, por isso é que a UFPI deve sublinhar nossa realidade periférica ao menos com uma prova a mais no Enem, que aqui tomo a liberdade poética de chamar de PROVA PIAUÍ, cujo peso, no cômputo geral do Exame, somente uma análise acurada da Copese pode definir. Eis a PROPOSTA, para o indispensável debate público sobre o tema, a fim de que não o deixemos inteiramente nas mãos dos iluminados do Conselho Universitário da UFPI.
 


* Extraído do blog do autor. O texto foi, originariamente, publicado no Diário do Povo de janeiro, 24. 


Passagem: Geórgia Gomide

Foto de autoria não identificada.


Aperte aqui e leia sobre a morte da atriz.

Tom Zé


janeiro 27, 2011

Charge do dia

Charge: Amorim.


Veiculado no
Amorim Cartoons.

E o time cresce...

No twitter

Em tweet de janeiro, 25.

Eita, porra!

Grande coisa!

DO 180 GRAUS:

A Liest (Liga das Escolas de Samba de Teresina) não vai entrar na justiça contra a Prefeitura de Teresina e a promotora Leida Diniz por terem decidido suspender o desfile de carnaval. O pedido do Instituto Isambar, sob o argumento de que as agremiações gastaram por volta de R$ 20 mil cada com confecção de fantasias, não vai ser seguido pela Lieste, ele coloca também que a promotora fez declarações injuriosas contra os desfiles ao afirmar que havia nos desfiles um antro de prostituição e drogas. O presidente da Liga, Jamil Said, argumenta que não possui notas fiscais que comprovem tais despesas para apresentar ao Ministério Público.

O link disponibilizado neste post remete à íntegra da matéria.

Charge do dia*


Charge: Lute.


Post extraído do Blog do Lute. A charge foi à página do Hoje em Dia.

Fala sério

Foto de autoria não identificada.

Novamente Fariñas

DEU NO ESTADO DE SÃO PAULO:



HAVANA - O dissidente cubano Guillermo Fariñas, agraciado no ano passado pelo Parlamento Europeu com o prêmio Sakharov, permanecer detido por seis horas em uma delegacia da cidade de Santa Clara entra a quarta e a quinta-feira, informou o próprio opositor.
Em conversa telefônica da sua casa em Santa Clara, Fariñas explicou que foi detido por agentes da polícia cubana junto a outras 22 pessoas por "escândalo público" quando participavam de um protesto pelo despejo de uma mulher grávida e mãe solteira de dois filhos que se instalara em um imóvel abandonado.
A maior parte dos detidos são membros do Fórum Antitotalitário Unido, liderado por Fariñas em Santa Clara, e da Coalizão Central Opositora, além de outros quatro cidadãos que não pertencem a organização dissidente alguma, segundo o relato do também psicólogo e jornalista independente.

O link disponibilizado neste post remete à íntegra da matéria.


janeiro 25, 2011

Passagem: Bernd Eichinger

Foto de autoria não identificada.

Aperte aqui e leia sobre a morte do cineasta alemão.

No twitter

Em tweet de ontem.

Ainda Ava Gardner


Visite

Aperte aqui e vá ao Ditongo Poético, blog de F. Wilson.

Limpar não basta


DEU NO SENSACIONALISTA:


Clique na imagem para ampliá-la.

 

Charge do dia*

Charge: Lute.
Post extraído do Blog do Lute. A charge foi à página do Hoje em Dia.

21 da passagem de Ava Lavinia Gardner

Foto de autoria não identificada.

janeiro 24, 2011

Reclame

No twitter

Em tweet de 2010, dezembro, 30.

Façam suas apostas


Já são conhecidos os indicados para o Framboesa de Ouro do ano:

PIOR FILME:

Caçador de recompensaA saga Crepúsculo; Eclipse; O último Mestre do Ar; Sex and the City 2; e Os vampiros que se mordam. 

PIOR DIRETOR:

Sylvester Stallone, por Os mercenários; Jason Friedberg e Aaron Seltzer, por Os vampiros que se mordam; Michael Patrick King, por Sex and the City 2M. Night Shyamalan, por O último Mestre do Ar; e David Slade, por A saga Crepúsculo: Eclipse.

PIOR ATOR:

Robert Pattinson, por A saga Crepúsculo: Eclipse e Lembranças; Taylor Lautnerpor A Saga Crepúsculo: Eclipse e Idas e vindas do amor; Jack Black, por As viagens de GulliverGerard Butler, por Caçador de recompensa; e Ashton Kutcher, por Par perfeito e Idas e vindas do amor.

PIOR ATRIZ:


Kristen Stewart, por A saga Crepúsculo: EclipseJennifer Aniston, por Caçador de recompensa e Coincidências do amor; Miley Cyrus, por A última músicaMegan Fox, por Jonah Hex - Caçador de recompensas; e Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Kristin Davis e Cynthia Nixon, por Sex and the City 2.

PIOR ATRIZ COADJUVANTE:


Jessica Alba, por The killer inside me, Entrando numa fria maior ainda com a família, Machete e Idas e vindas do amorCher, por BurlesqueLiza Minnelli, por Sex and the City 2Nicola Peltz, por O último Mestre do Ar; e Barbra Streisand, por Entrando numa fria maior ainda com a família.

PIOR ATOR COADJUVANTE:


Billy Ray Cyrus, por Missão quase impossívelGeorge Lopez, por Marmaduke,  Missão quase impossível Idas e vindas do amorDev Patel, por O último Mestre do ArJackson Rathbone, por O último Mestre do Ar e A saga Crepúsculo: Eclipse; e Rob Schneider, por Gente grande.

PIOR USO DE 3D:

Como cães e gatos 2; Fúria de Titãs; O último Mestre do Ar; O Quebra-Nozes 3D; e Jogos mortais: O Final.

PIOR CASAL EM CENA/ PIOR ELENCO:


Jennifer Aniston e Gerard Butler, por Caçador de recompensasJosh Brolin e Megan Fox, por Jonah Hex - Caçador de recompensasElenco inteiro de A saga Crepúsculo: EclipseElenco inteiro de Sex and the City 2; e Elenco inteiro de O último Mestre do Ar.

PIOR ROTEIRO:


O último Mestre do ArEntrando numa fria maior ainda com a famíliaSex and the City 2A saga Crepúsculo: Eclipse; e Os vampiros que se mordam. 

PIOR SEQUÊNCIA, REMAKE, PREQUEL OU DERIVADO:

Fúria de Titãs; O último Mestre do ArSex and the City 2A saga Crepúsculo: Eclipse; e Os vampiros que se mordam.

A 31ª edição do Framboesa de Ouro acontece em fevereiro, 26, véspera da entrega do Oscar.




Programe-se

janeiro 23, 2011

Um susto, mas só no começo

Fala sério

Foto de autoria não identificada.

A entrevista, na íntegra, será conhecida na Brasil de Fato próxima, nas bancas a partir da quinta-feira, mas a revista disponibilizou fragmento em seu site.


Eita, porra!

Pra ecologista ficar possesso

DEU NO ESTADÃO, por Renée Pereira:

Foto: Nilton Fukuda/AE.
No comando de uma retroescavadeira recém-comprada, o fazendeiro Cornélio Sanders, dono de quase 50 mil hectares no sul do Piauí, brigava com a tecnologia da nova aquisição para remover uma pedra no meio de sua propriedade. Apesar de não conhecer bem os sistemas ultramodernos da máquina, o gaúcho, natural da cidade de Não-me-Toque, não quis perder tempo. Deixou o ambiente confortável do escritório para trás e partiu para o campo, naquela tarde quente e abafada de dezembro. Queria deixar tudo preparado para a chuva que prometia cair ainda naquela noite para, no dia seguinte, iniciar a plantação.
No comando de uma retroescavadeira recém-comprada, o fazendeiro Cornélio Sanders, dono de quase 50 mil hectares no sul do Piauí, brigava com a tecnologia da nova aquisição para remover uma pedra no meio de sua propriedade. Apesar de não conhecer bem os sistemas ultramodernos da máquina, o gaúcho, natural da cidade de Não-me-Toque, não quis perder tempo. Deixou o ambiente confortável do escritório para trás e partiu para o campo, naquela tarde quente e abafada de dezembro. Queria deixar tudo preparado para a chuva que prometia cair ainda naquela noite para, no dia seguinte, iniciar a plantação.


Chegue à íntegra da matéria por aqui.

 

Revista Pitomba

Capa: Amaral.

Foi lançada, no dia 14, no Bar do Porto (Praia Grande), em São Luís, Maranhão, a revista Pitomba.
Sem periodicidade, Pitomba,  editada por Bruno Azevêdo, Celso Borges e Reuben da Cunha Rocha, privilegia a produção inédita de artistas contemporâneos das regiões Norte e Nordeste, com espaços para poetas, prosadores, artistas plásticos, músicos, ilustradores, quadrinhistas e fotógrafos de fora do centro do mapa cultural brasileiro.
A capa, o traço não engana, é do grande Antônio Amaral. Traz, em 36 páginas, traduções e colagens de Reuben da Cunha Rocha; prosas de Bruno Azevêdo, Carolina Mello, Carlos Augusto Lima e Guaracy Britto Jr.; poesia de Celso Borges e Eduardo Jorge; samba de Cesar Teixeira; fotos de Márcio Vasconcelos e André Lucap; ilustração de Fernando Mendonça; e quadrinhos de Ricardo Sanchez.


Fonte: Blog  Roteiro Aberto.

P.S.: Informações de como adquirir a revista são bem-vindas, inclusive por interesse deste blogueiro.


Atualização: Às 13h30min. de janeiro, 24. A revista Pitomba pode ser adqurida na Livraria Poeme-se: Rua João Gualberto, 52, Praia Grande, São Luís/MA. Fone: (98) 3232-4068.


No twitter

Em tweet de janeiro, 11.

Pra começo de semana

Loco é mesmo louco

Charge: Amorim.

Veiculado no Amorim Cartoons.



Leis polêmicas ao cúmulo


DEU EM O GLOBO, por Elisa Martins:

CIDADE DO MÉXICO - Cercada por uma sociedade tradicionalmente conservadora, principalmente no norte rural, a Cidade do México se transformou em uma ilha de liberalismo - ao menos no que diz respeito à aprovação de leis polêmicas. Nos últimos três anos, a capital mexicana aprovou temas como o aborto sob qualquer circunstância até as primeiras 12 semanas de gestação, permitiu que transexuais mudassem sua documentação oficial de homem a mulher e vice-versa, legitimou o casamento homossexual, a adoção por casais gays e a ortotanásia, numa legislação avançada até para os padrões europeus. Nenhum outro estado mexicano adotou essas medidas, e a capital, com seus nove milhões de habitantes, pode se gabar de liderar um movimento sem precedentes no país. 


Leia a íntegra da matéria.

 

janeiro 21, 2011

Reclame



A invocação do Guitar Hero, clássico jogo para PlayStation, pela Leo Burnett, na publicidade do Bravo. Interessante.  



Novo alvo

Foto de autoria não identificada.

Foi publicado ontem, no Diário Oficial do Estado do Piauí, a nomeação da atriz Bid Lima para presidência da Fundação Cultural do Piauí. Estabelecido, pois, o novo alvo para os disparos de Kenard Kruel em decorrência da ineficiente política cultural do Estado.

Boa notícia!



UOL NOTICIA:



Em breve, os moradores de 39 regiões metropolitanas e de três regiões economicamente integradas deixarão de pagar tarifas de ligações interurbanas para se comunicar com municípios vizinhos identificados pelo mesmo código nacional de área (DDD). Essas ligações passarão a ter tratamento tarifário de chamada local.
O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na quinta-feira (20) a revisão do regulamento que trata do serviço de telefonia fixa em áreas locais, ampliando o conceito de áreas metropolitanas e de Regiões Integradas de Desenvolvimento (Ride).



Aperte aqui e veja a íntegra da matéria.

Visite

Aperte aqui e vá ao blog do Frank.

61 da passagem de George Orwell

Foto de autoria não identificada.

Pura provocação ao democrata Hugo Chávez

Charge do dia*

Charge: Seri.



**
 Post veiculado hoje no blog 
Humor do Seri.

No twitter

Em tweet de janeiro, 19.

janeiro 19, 2011

Eita, porra!

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood é fascista?



A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, deve imaginar parte da esquerda - a esquizofrênica -, é fascista. E a razão é simples: ao eleger, em pré-seleção, Biutiful, de Alejandro Gonzalez Inarritu - México; Confessions, de Tetsuya Nakashima - Japão; Dogtooth, de Yorgos Lanthimos - Grécia; Em um mundo melhor (Haeven), de Susanne Bier - Dinamarca; Fora da lei (Hors la Loi), de Rachid Bouchareb - Argélia; Incendies, de Denis Villeneuve - Canadá; Life, above all, de Oliver Schmitz - África do Sul; Simple Simon, de Andreas Ohman - Suécia; e Tambien la lluvia, de Iciar Bollain - Espanha, para, daí, escolher os 5 que concorrerão ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, excluiu Lula - O filho do Brasil, de Fábio Barreto.