CADÊ?

março 20, 2010

Cuba não perecerá!

20100317elpepuint_9

20100317elpepuint_10

  download (1)suelos 20100317elpepuint_1120100317elpepuint_8 Fotos: Reuters


O texto a seguir é de um velho amigo, que encontrei numa ótica, aviando um óculos de grau:
Um grupo de mulheres cubanas, constituído certamente por agentes estadunidenses, testa a democracia castrista. As imagens acima falam por si. A polícia de Cuba, com firmeza (mas sem perder a ternura), impediu que esse grupo, autointitulado Damas de Branco, criasse baderna do centro de Havana, nesta semana, desafiando as leis do país.
O pretexto das Damas de Branco para o bulício, ora, vejam, é protestar pelas prisões de maridos e filhos, ocorridas, em 2003, por conspirarem com os Estados  Unidos da América para subverterem a ordem interna de Cuba.
Entre os presos, aliás, encontrava-se, até o final do mês passado, Orlando Zapata Tamayo, que, em um gesto impensado, deixou-se morrer ao conduzir greve de fome duradoura.
É certo que as imagens evidenciam violências contra as integrantes do Damas de Branco, comuns onde reinam governantes intolerantes. Mas não é bem assim. Nenhuma delas foram presas, por exemplo. A aparente violência deu-se pela resistência do grupo em aceitar o serviço de transporte coletivo público e gratuito cubano.

Um comentário:

Anônimo disse...

transporte coletivo público e gratuito (cubano)