CADÊ?

setembro 04, 2011

O que é que é isto?


Foto de autoria não identificada.
Após um telefonema ou uma visita de Achilles, o Zé da Égua, imagino que não mais me procurará. Assim pensei depois que, saindo de minha casa, sem me olhar, levantara o braço e, com a mão fechada, fizera rijo o dedo médio, e abrira a porta, como noticiado aqui.
Pois o Achilles  voltou a me procurar, anunciado por Luís, porteiro do prédio em que moro. Avisei que iria ao seu encontro em seguida. Quis, em verdade, além de abreviar o encontro, estar com testemunhas para o caso de ofender-me, achando que talvez uma ação por danos morais pudesse afastá-lo.
Depois de cumprimentá-lo, com rigor protocolar, disparou: "o Kenard Kruel espinafrou o SALIPA.  Tá sabendo?"  Diante do meu silêncio, continuou: "Reclamou da falta de mobilização da organização do evento; da falta de apoio para os convidados e achou que tinha pouco gente na sua palestra. O Cineas Santos deve ter ficado como bem-te-vi em defesa de seu território". Estou sabendo que não é verdade, disse-lhe. Acrescentei que o próprio Kruel negara as críticas, e exigira retratação, em post veiculado em seu blog. E ele: "Será?" A dúvida, meu caro, no caso, disse-lhe rispidamente, é inaceitável. Conheço KK. E levantei-me, pronto para me retirar. O Zé da Égua deteve-me segurando meu pulso: "Calma. Não vamos discutir por isso. Aliás, o assunto que me traz aqui é outro". E se talvez o assunto fosse o congresso do Partido dos Trabalhadores, e defendesse, com convicção, que José Dirceu é guerreiro do povo brasileiro, pensei: será que Luís testemunharia contra mim? Melhor ter pedido para ele subir ao apartamento.
"Não vi uma única nota em teu blog sobre o protesto dos estudantes contra o aumento da passagem de ônibus. Também tu não usa ônibus, né?" Falei que, se ainda acompanhasse o meu blog, teria notado que não tenho postado tanto assim; que andava ocupado. "Mas nem mesmo um tweet?" O que é isto, companheiro, perguntei-lhe. E arrematei: também não vi nada sobre o evento em seu blog. Ele sentiu o golpe. E buscou abreviar o encontro: "quis trazer pra você esta foto. O que Elmano Ferrer e seus próceres estão fazendo? Olha bem." Parece Tai Chi Chuan. Ele sorriu: "Se for... e administração do alcaide tiver semelhança com os exercícios, coitada de Teresina. Mais parece ensaio para carnaval fora de época." Sorri. Em uma única vez, nos últimos tempos, dei razão ao Achilles.
Ele estendeu-me a mão e se despediu. Iria deixar umas cenouras orgânicas para um companheiro. Além do mais, queria conversar com ele sobre o congresso do PT. Acompanhei-o ao portão. Quando já em sua velha F-1000, após olhar a foto novamente, gritei-lhe: ei, pode ser ensaio de rappers.      



Nenhum comentário: