CADÊ?

junho 03, 2011

Franz Kafka

Foto de autoria não identificada.


Franz Kafka, filho de Herrmann Kafka e Julie, nasceu em Praga, cidade então pertencente ao império austro-húngaro. Cresceu sob as influências de três culturas: a judia, a tcheca e a alemã.
Formou em Direito em 1906, passando a trabalhar em companhias de seguros. Paralelamente, dedicava-se à literatura. É obrigado, em 1917, a afastar-se do trabalho devido à tuberculose.
Fez parte da chamada Escola de Praga, movimento basicamente alicerçada em criação artística voltada para uma grande atração pelo realismo, uma inclinação à metafísica e uma síntese entre uma racional lucidez e um forte traço irônico. Além do realismo, seu estilo é marcado pela crueza e pelo detalhamento com que descreve situações incomuns, como em O Processo, de 1925, cujo personagem principal é preso, julgado e executado por um crime que desconhece. Em seus livros, é constante o confronto entre os personagens e o poder das instituições, demonstrando a impotência e a fragilidade do ser humano. Escreveu, ainda, A Metamorfose (1916) e O Castelo (1926).
A maior parte das suas obras foi publicada postumamente. 

Nenhum comentário: