CADÊ?

junho 21, 2011

John Lee Hooker




John Lee Hooker, cantor e guitarrista de blues americano, nasceu no condado de Coahoma, próximo a Clarksdale, Mississipi. A sua primeira influência veio de seu padrasto, Will Moore.
No início dos anos 1940, tendo se mudado para Detroit, encontrou trabalho como porteiro em fábrica de automóveis - à noite entretinha os amigos e vizinhos. Hooker foi descoberto pelo lojista Elmer Barbee, que o levou para Bernard Besman, um produtor, distribuidor e proprietário da Records Sensation. Entre as primeiras gravações, em 1948, Boogie Chillen, apresentando um estilo meio falado que se tornaria sua marca registrada, tornou-se um sucesso.
Sustenta-se que, ritmicamente, sua música era bastante livre, uma característica que ele tinha em comum com os primeiros músicos de delta blues. Sua entonação vocal era menos associada à música de bar em relação aos outros cantores de blues. Seu estilo casual e falado errado seria diminuído com o advento do blues elétrico das bandas de Chicago mas, mesmo quando não estava tocando sozinho, Hooker mantinha as características primordiais de seu som.
Levando adiante uma carreira solo, tornou-se mais popular devido ao surgimento de aficcionados por blues e música folk no começo dos anos 60 - ele inclusive passou a ser mais conhecido entre o público branco, e deu uma oportunidade ao iniciante Bob Dylan.
Um dos destaques em sua carreira foi a gravação de The Healer, em 1989, quando se juntou à diversos astros convidados, incluindo Keith Richards e Carlos Santana. Acabou ganhando, com este trabalho, um Grammy.
Em 1994, Hooker passou por uma operação para a retirada de uma hérnia, afastando-o dos palcos por um tempo. Depois das gravações de Chill Out (1995), parou de fazer shows regulares continuando apenas com aparições ocasionais.
Foi casado e divorciado 4 vezes, teve oito filhos.
Hooker gravou mais de 100 álbuns e viveu os últimos anos de sua vida em São Francisco, onde era dono de um clube noturno chamado Boom Boom Room, nome inspirado em um de seus sucessos.

Nenhum comentário: