CADÊ?

fevereiro 06, 2009

Piauí registra mais de um estupro por dia em 2009*



Por Rômulo Maia

Em apenas um mês e quatro dias, 38 mulheres foram violentadas sexualmente no Piauí. Os dados registrados no Sanvvis, serviço público que atende mulheres vítimas de violência sexual no Piauí, são assustadores. Significa que em 2009, a cada dia, uma criança, jovem, adulta ou idosa foi obrigada a manter relações sexuais ou atos com características sexuais que não desejavam.

Assombra também o perfil das vítimas: mais de 92% delas têm 19 anos de idade ou menos. Entre as atendidas em 2009 está uma criança de apenas um ano e dois meses e a universitária L., violentada segunda-feira (02) nas imediações do residencial Morada Nova, zona Sul de Teresina.

Contudo, esses números ainda estão distantes da realidade. Especialistas da área suspeitam que mais de 90% das mulheres não denunciam seus agressores ou, se quer, buscam auxílio médico especializado quando violentadas.

“O medo de se expor, o temor do agressor e o desconhecimento dos serviços públicos (médicos e policiais)”, analisa a médica Maria Castelo Branco, coordenadora do Sanvvis, “são as principais barreiras entre as mulheres agredidas e a busca por ajuda”.

Perfil dos casos de violência sexual no Piauí - Entre outubro de 2004 e o último dia de 2007, 732 mulheres foram acolhidas pelo Serviço de Atendimento a Mulher Vítima da Violência Sexual (Sanvvis) no Piauí.

Os dados acumulados e a experiência adquirida ao longo de cinco anos permitiu ao Sanvvis traçar o perfil dos casos de violência sexual registrados no Estado. De acordo com os relatórios, a casa das vítimas e as vias públicas são os locais mais frequentes para a agressão - 30,2% e 27,7% dos casos, respectivamente. No período da noite é quando acontece a maioria dos ataques.

O estudo mostra ainda que 74,7% das agressões registradas entre 2004 a 2007 foram cometidas por conhecidos da vítima. Individualmente, os vizinhos são os maiores agressores. “Eles observam e têm conhecimento da rotina das vítimas, o que facilita a violência”, explica a média Maria Castelo Branco.

Crianças e pré-adolescentes são mais vulneráveis à agressão sexual, por ainda serem indefesas e ingênuas para distinguir um ato com características sexuais de um simples carinho. Mais são mesmo as jovens - com idades entre 10 e 19 anos - as principais vítimas de violência sexual: 59,6%.

Conforme a idade da vítima, o perfil do acusado muda. “Os agressores das crianças estão geralmente na família ou na vizinhança. Quando a pessoa tem mais idade e já consegue se defender, o autor da violência costuma ser desconhecido”, afirma Maria Castelo Branco.

Números reais - No Sanvvis, a média é de 20 atendimentos por mês. Os especialistas estimam que o número real, no Piauí, seja de 200 casos de violência sexual mensais.

“Os gestores adoram falar nas famosas ‘políticas públicas’. E elas precisam ser pensadas. Segundo os organismos mundiais da Saúde, 12 milhões de mulheres são vítimas de violência sexual por ano no mundo. E esse é um tipo de violência que não escolhe raça, cor, condição social...”, alerta Maria Castelo Branco.


* Matéria extraída do site Acessepiauí, veiculada ontem, 5.

Nenhum comentário: