CADÊ?

novembro 16, 2010

Estão reclamando à-toa

Foto de autoria não identificada.
O site PetitionOnline agasalha uma petição intitulada de Chico, devolve o Jabuti. O argumento fundamental é o de que, tendo Leite Derramado ficado em 2º lugar na categoria romance, não faz sentido a sua escolha em 1º lugar entre todas as categorias. Parece esquisito. É esquisito. Mas Chico Buarque, segundo o regulamento do Prêmio Jabuti, é o autor do Livro do Ano.
A premiação, nos moldes do regulamento, não se traduz, necessariamente, no melhor livro como o Livro do Ano. Aliás, nem é este o propósito, como fica claro pelo regulamento do Prêmio. Realizado pela Câmara Brasileira do Livro, pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, pela Associação Nacional das Livrarias e pela Associação Brasileira de Difusão do Livroo Jabuti tem evidente cunho mercantilista.
Claro que prefiro Chico Buarque compositor ao escritor. Mas é fato de que a campanha Chico, devolve o Jabuti! parece coisa de carpideira da candidatura de José Serra. Afinal, quando Ignácio de Loyola Brandão, em 2008, por exemplo, levou o Jabuti de Livro do Ano com O Menino que Vendia Palavras, seu livro havia ficado em 2º lugar na categoria infantil, e ninguém reclamou com a veemência de hoje.

Um comentário:

Airton Sampaio disse...

E nem o Chico tem culpa por, quando subiu ao palco para receber o prêmio, ao invés de ouvir "Chico! Chico! Chico!", ter ouvido, de conhecida claque, "Dilma! Dilma! Dilma!". Na verdade, o Jabuti já foi ganho até pelo Affonso Romano de Sant´anna, então...