CADÊ?

maio 31, 2011

Walt Whitman


Walt Whitman, filho de Walter Whitman e de Louisa Van Velsor, nasceu em West Hills, Estado de Nova York.  A sua família mudou-se para o Brooklyn, então uma simples aldeia dos arredores de Nova York, ainda quando ele criança. Lá frequentou uma escola pública até que começou a trabalhar como aprendiz numa tipografia.
Walt Whitman foi tipógrafo, professor, jornalista, operário agrícola, enfermeiro, empregado de escritório... e poeta. Atribuem-lhe, como poeta, a condição de revolucionário, com a introdução do verso livre e o tratamento poético a coisas e fatos do cotidiano, como a abolição da escravatura, os direitos da mulher, o amor livre e o desenvolvimento tecnológico.
Publicou, em 1855, pagando a edição do seu próprio bolso, a primeira versão de Leaves of Grass (Folhas de Relva) - 800 exemplares encalhados e repúdio da crítica pelo tom demasiadamente livre. Compunha a 1ª edição apenas o prefácio e 12 poemas. Não mencionava o nome do autor.
A 2ª edição Leaves of Grass (1856), com 32 poemas, já ostentava na capa o nome do seu autor. A maioria dos críticos continuaram a repudiar a obra.
Em 1871, depois de já ter publicado 5 edições de Leaves of Grass - a última já com 71 poemas -, publicou o ensaio Democratic Vistas, com enorme repercussão.

Em 1873, uma doença vascular deixou-o parcialmente paralítico. Mudou-se para Camden, Nova Jersey, com a família, continuando a escrever, sempre obcecado por sua obra.
Publicou, no final de 1891, a 9ª edição de Leaves of Grass e morreu poucos meses depois.




Nenhum comentário: