CADÊ?

novembro 10, 2011

Torquato Neto


Foto de autoria não identificada.

Torquato Pereira de Araújo Neto, filho único do promotor público Heli da Rocha Nunes de Araújo e da professora primária Maria Salomé da Cunha Nunes, nasceu em Teresina, Piauí.  Começou seus estudos na capital piauiense. Aos 16 anos, mudou-se para Salvador.  Lá, foi contemporâneo de Gilberto Gil no Colégio Nossa Senhora da Vitória.  Ainda em Salvador, trabalhou como assistente no filme Barravento, de Gláuber Rocha.  Em 1962, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar jornalismo, mas nunca chegou a se formar.

Trabalhou para diversos veículos da imprensa carioca, com colunas sobre cultura no Correio da Manhã, Jornal dos Sports e Última Hora. Torquato atuava como um agente cultural e polemista defensor das manifestações artísticas de vanguarda, como a Tropicália, o Cinema Marginal e a Poesia Concreta.

No final dos anos 1960, viajou pela Europa e Estados Unidos com a mulher Ana Maria.  De volta ao Brasil, no início dos anos 1970, Torquato começou a se isolar, sentindo-se alienado tanto pelo regime militar quanto pela patrulha ideológica de esquerda. Passou por uma série de internações para tratar do alcoolismo, e rompeu diversas amizades.

Torquato, importante letristas da música brasileira, notadamente do movimento tropicalista, matou-se, em seu apartamento, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: