CADÊ?

maio 26, 2011

3 anos da passagem de Sydney Pollack

Foto de autoria não identificada.


Sydney Irwin Pollackfilho de David Pollack (boxeador profissional) e de Rebecca Miller (dona de casa), nasceu em Lafayette, Louisiana, Estados Unidos da America.
Mudou-se de Lafayette, findo o secundário, para Nova York, onde ingressou em curso de artes dramáticas dirigido pelo festejado ator Sanford Meisner. O curso foi  interrompido por dois anos enquanto se encontrava no exército ianque. Retornou à Neighborhood Playhouse School, graduando-se. Tornou-se, tempos depois, professor da escola.
Sydney Pollack casou-se, em 1958, com Claire Griswold, ex-aluna sua e com quem teve três filhos: Steven, Rebecca e Rachel.
Iniciou-se na TV em 1959, e nela permaneceu quase até o fim de sua vida. No cinema, como ator, sua primeira aparição foi em Obsessão de Matar (War Hunt), de 1962, como o sargento Owen Van Horn, ao lado, entre outros, de Francis Ford Coppola e Robert Redford, sob a direção de Denis Sanders. Foi produtor de vários filmes. O primeiro, que também dirigiu, foi A noite dos Desesperados (The Shoot Horses, Don't They?), de 1969. Ganhou mais visibilidade como diretor.  Dirigiu filmes de 1965 - The Slender Thread - a 2005 - A intérprete (The Interpreter) -, sendo Tootsie, de 1982, com Dustin Hoffman e Jessica Lange Entre Dois Amores (Out of Africa), de 1985, com Robert Redford e Meryl Streepos seus maiores sucessos. Aliás, levou para casa duas estatuetas do Oscar com Entre Dois Amores - melhor filme e melhor direção.
Sydney Pollack morreu de câncer, diagnosticado em 2007, em sua casa, em Los Angeles, na companhia de Claire e de outros integrantes da família.

Nenhum comentário: