
CADÊ?
novembro 29, 2008
Par e ímpares*

Comemoração antecipada

Talvez reforce a minha tese a comemoração antecipada que, via de regra, resulta em revés.
De qualquer sorte, o importante, semelhante ao título do Brasileirão, é o Fluminense permanecer na primeira divisão.
novembro 27, 2008
Violator em Teresina
novembro 23, 2008
Armazém Paraíba: desperta em qualquer lugar
Tento assistir a algum filme na TV. Daniel não deixa.
Finda a apresentação de Daniel por volta da meia-noite, e Zezé de Camargo e Luciano continuam a me torturar com o famigerado repertório sertanejo.
Por que não me dediquei à meditação transcendental?
novembro 22, 2008
Paraíba Music
Vejo no site do Armazém Paraíba:
Sob o pretexto, pois, de comemorar os seus 50 anos, o Armazém Paraíba não deixa ninguém que more na cercania do Teresina Shopping descansar desde a tarde de hoje, com as passagens de sons, que prenunciaram uma longa noite para que deseja apenas dormir."O mega show trará à capital grandes estrelas nacionais da música, como Zezé Di Camargo e Luciano, Fabrícia e Banda, Daniel, Banda Calypso e Banda Collo de Menina, em uma única noite. As atrações musicais farão apresentações marcantes cantando seus antigos e novos sucessos, em uma superestrutura de som e de iluminação, formada por três palcos. O espetáculo acontecerá AMANHÃ (22/11), a partir das 20h, na Arena Show do Teresina Shopping.
Para criar um espetáculo único, o espaço terá a dimensão de 50 mil m2 , ideal para receber o público da capital e de cidades vizinhas, com conforto e tranqüilidade. Para isso, a festa disponibilizará ainda uma ampla estrutura de segurança, com a presença da Polícia Militar, Polícia Civil, Strans, Cipitran e Corpo de Bombeiros. Além disso, contará com segurança privada, credenciada pela Polícia Federal, totalizando 800 homens que trabalharão em parceria com os órgãos de Segurança Pública envolvidos com o evento. De forma a garantir total segurança ao público, todas as pessoas serão revistadas na entrada do show, não sendo permitida a entrada com bebidas alcóolicas e comidas.
Outro destaque da Arena Show são duas grandes áreas destinadas a bares, restaurantes e
lanchonetes, com diversos pontos de alimentação, oferecendo desde a comida japonesa ao tradicional sanduíche. O evento também colocará à disposição do público postos médicos, ambulâncias e banheiros químicos. Haverá ainda uma plataforma especial para os cadeirantes, priorizando o acesso a pessoas com deficiência.
Assim, o Paraíba Music ficará na história dos grandes shows populares promovido pelo Armazém Paraíba ao longo de seus 50 anos. Isso porque, além de oferecer uma noite de alegria, a iniciativa também promoverá a solidariedade por meio da arrecadação de alimentos que serão distribuídos, em Teresina e em cidades do interior do Estado, junto a entidades de apoio social com reconhecida atuação em benefício de comunidades carentes."
Confesso que, desde que soube das atrações do Paraíba Music, quis distância do evento. Pois estava enganado. Não fui ao show mas o estou ouvindo como se lá estivesse. Não faz muito, por exemplo, que Fabrícia e Banda deixou o palco, com o seu repertório de axé.
Preparo-me para o show pirotécnico e, depois, se obedecida a programação, e aposto que será, para apresentação de Daniel.
A noite, definitivamente, será longa. E o som desconfortável aos meus ouvidos.
novembro 20, 2008
Intervenções




Antenor Alves da Silva e Sousa Martins Júnior

A exceção de fotografia, obtida em identificação criminal, arquivada na repartição competente, Antenor Alves da Silva e Sousa Martins Júnior não pretende se expor. Tanto que este blog deixa de veicular a sua foto. Alega Antenor Alves da Silva e Sousa Martins Júnior que não há estranheza em seu comportamento, que segue, quanto à sua vida privada, comportamento arredio de outros escritores. Não há, decerto, verbete em qualquer enciclopédia ou dicionário acerca da personalidade.
1ª Jumpin' Jack Fest
Foi, sem dúvida, uma noitada e tanto. Este blogueiro e J. L. Rocha do Nascimento, a propósito, com o repertório de Jack Caolho, remoraram o período em que viveram no Parque Piauí, principalmente frequentando a casa de Amaral, sob a proteção de Dona Dalva.
novembro 18, 2008
novembro 16, 2008
Literatura Picoense?*

* Postagem extraída de AirtonSampaioBlog, veiculada hoje. Registre-se que tal o evento é patrocinado pela Academia de Letras da Região de Picos - ALERP, presidida pelo culto jornalista Francisco das Chagas de Sousa, segundo informado pelo Portal 180graus.
Carta Aberta a Kenard Kruel e Chico Castro*

* Postagem extraída do blog de Emerson Araújo, publicada em novembro, 12. Kenard Kruel, na mesma data, veiculou-a em seu blog, sob o titulo Carta Aberta a Chico Castro e a Kenard Kruel.
Carta Aberta de Chico Castro a Kenard Kruel*


* Postagem extraída de Kenard Kruel: entre sem bater, publicada em novembro, 12. As fotos que ilustram esta reprodução, assim como suas montagens, são deste blogueiro.
Ainda O país dos petralhas em Brasília
novembro 14, 2008
O Acidente*

novembro 11, 2008
Eutanásia*

Alto preço da farinha de mandioca não inibe consumidores baianos*
O principal item da alimentação dos baianos subiu mais de 13% em outubro. A farinha de mandioca foi um dos produtos da cesta básica que tiveram o maior aumento de preço, em Salvador.
O Brasil produz 25 milhões de toneladas de mandioca por ano. Quase 35% vão para a produção de farinha. No Nordeste, a farinha de mandioca é um dos principais produtos da culinária regional. A Bahia é o maior consumidor. Segundo a Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária, o estado consome 24% de toda a produção nacional, e lá se come farinha com quase tudo, até pura.
Nos bares populares é o principal produto do cardápio. Mesmo o pirão feito de farinha, quando chega à mesa tem o reforço do acompanhamento. Um bom comedor de farinha sabe que antes de comprar, tem que examinar e provar. A boa tem estar no ponto, nem muito nem pouco torrada. Um baiano legítimo sabe.
* Matéria extraída do Primeiro Jornal, da Band. Demitologizou-se, pelo visto, a apregoada paixão do cearense à farinha.
Passagem: Miriam Makeba

Miriam Makeba foi símbolo da luta contra o regime do apartheid. A cantora, com 27 anos, pela visibilidade da carreira, deixou a África do Sul. Por opor-se ao apartheid, participando, inclusive, do filme Come back, Africa, foi impedida de regressar à África do Sul, permanecendo no exílio por 31 anos.
O SALIPI não te pertence, Chico Castro
É preciso que seja entendido, de outra parte, que o Salão do Livro do Piauí é conservador, como conservadores são os organizadores de vestibulares, e, assim, serve muito bem ao seu propósito. E, neste contexto, querer que a geração de 1970 seja homenageado é não o vislumbrar. Sabe quando a geração de 1970, ou algum de seus integrantes, será homenageado pelo SALIPI? Quando for exigido em vestibulares reiteradamente. Não interessa ao Salão, na escolha do homenageado, apenas o talento literário, mas, principalmente, a visibilidade da obra para quem organiza vestibulares. O Salão do Livro do Piauí parece, assim, forçoso admitir, vitrine para os seus idealizadores, quase todos com seus livros resumos de literatura, tendo como público principal o infeliz do vestibulando. O resto parece ser maquiagem e mercantilismo, para se dar feição de um salão de livros. Portanto, não há razão para ressentimentos. Basta que se compreenda o Salão do Livro do Piauí.
novembro 06, 2008
Música no Piauí
novembro 05, 2008
Acima do bem e do mal*

* Postagem extraída de AirtonSampaioBlog, veiculada em novembro, 1º, e reproduzida no Kenard Kruel: entre sem bater, sob o título É feliz quem..., em novembro, 4.
Sem polêmicas*
* Postagem extraída do blog de Emerson Araújo, veiculada em outubro, 30. Essa postagem foi reproduzida no blog Kenard Kaverna: entre sem bater, em outubro, 30.
Vida longa ao SALIPI e ao Cineas Santos*
* Postagem extraída do blog Kenard Kaverna: entre sem bater, em outubro, 29, e reproduzido no AirtonSampaioBlog, em outubro, 30.
Carta aberta de Chico Castro a Emerson Araújo II*
* Postagem extraída do blog Kenard Kaverna: entre sem bater, em outubro, 29, e reproduzido no AirtonSampaioBlog,, em outubro, 30.
Airton Sampaio disse...*
Amigo Emerson, há tantas verdades duras, mas verdades, nesse e-mail do poeta Chico Castro para vc que eu, se enviado o fosse a mim, não sei, na minha extrema covardia, se o postaria.
É que por aqui na Fazenda Piauí se sacraliza tanta gente que qualquer verdade dita, ao invés de gerar a necessaria reflexão, produz é inimizade e rebanadas infantis.
O Salipi há muito que precisa ser repensado em vários aspectos, como por exemplo a presença de tantos forasteiros medíocres, mas se se dizer isso lá vem a eterna ladainha de que se se está boicotando o Salão etc, etc, etc.
Está também comercial demais, apesar das despesas, ninguém desconhece, serem elevadas. Depois, quem faz faz PORQUE QUER: então seria bom parar com essa história de Dom Quixote (eu nunca acreditei nessa idiotice que para mim só cria um vitimismo lamentável) e de se ficar com beicinhos amuados de meninosinhos com calundus a qualquer crítica, por menor ou maior, justa ou injusta, que seja.
Verdades, verdades, verdades... Verdades tão verdadeiras quanto a importância imensurável do Salipi, que só não pode estar é acima do bem e do mal porque A ou B participa "quixotescamente" da sua organização.
Se há tanto sofrimento assim na realização do Salipi (aposto que dá mais prazer que dor!), então, ora bolas, que se não o faça. O que não dá pra aguentar é o nhenhenhém lamentoso de todo ano, assim como ocorre com o Salão de Humor...
Quando é que vamos nós, principalmente eu, ficar adultos? Abração!
* Postagem extraída do blog de Emerson Araújo, veiculada em outubro, 29. Essa postagem foi reproduzida, antes, no blog Kenard Kaverna: entre sem bater, sob o título Carta aberta de Airton Sampaio a Emerson Araújo, em outubro, 29, e no AirtonSampaioBlog, com o título Eu disse no blog do Émerson, em outubro, 30.