CADÊ?

dezembro 16, 2008

OST interpreta Nona Sinfonia hoje na Catedral Nossa Senhora das Dores*

Foto: Jairo Moura

Nesta terça-feira, a Orquestra Sinfônica de Teresina estará diante de um dos seus maiores desafios, que é a execução de uma das obras mais difíceis: a Sinfonia Nº 9, de Beethoven. Depois de vários meses de preparação, a obra finalmente será executada às 20h, na Catedral Nossa Senhora das Dores, com a presença do Coro Sinfônico e Solistas, regidos pelo maestro Aurélio Melo, que promete emocionar o público.
A Nona Sinfonia, a última composição de Ludwig van Beethoven, de 1824, e provavelmente a mais conhecida obra da música erudita apresenta certo grau de dificuldade, além de ser a primeira e talvez a única sinfonia a utilizar a voz humana, com um coro e solistas. A execução exige muito preparo e uma constante rotina de ensaios, algo que já está sendo feito desde o mês de março pelos músicos da OST.
Para melhor rendimento, as tarefas foram divididas. O maestro Aurélio Melo acompanhou os músicos e o 2º regente da OST, Hilson Costa, os ensaios com o coral. A professora de canto lírico, Déborah Moraes, coordenou os solistas e a preparação técnica do coro, incluindo estudo da pronúncia em alemão, língua na qual foi escrita a letra da obra.

A Orquestra Sinfônica de Teresina é mantida pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, e todos os anos faz um grande concerto natalino, que deve ser ainda mais encantador em 2008.

Além da apresentação nesta terça-feira, a OST repete o espetáculo na próxima sexta-feira, dia 19, e no dia 21, na Catedral Nossa Senhora das Dores. No dia 23, o grupo se apresenta na igreja São José Operário, na Vila Operária, zona Norte.

* Matéria extraída do site da Fundação Monsenhor Chaves. A foto foi obtida também no site da Fundação.

Nenhum comentário: