CADÊ?

julho 02, 2011

Passagem: Itamar Franco


Foto: André Coelho.


Itamar Augusto Cautiero Franco, nascido em Salvador, foi um político brasileiro.
Formou-se em engenharia e eletrotécnica pela Escola de Engenharia de Juiz de Fora.
Iniciou carreira política em 1958 quando, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), foi candidato a vereador de Juiz de Fora, sem se eleger. Candidatou-se, em 1962, a vice-prefeito de Juiz de Fora, também sem êxito. Com o início do governo militar, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sendo prefeito de Juiz de Fora de 1967 a 1971 e reeleito em 1972, quando, dois anos depois, renunciou ao cargo para candidatar-se, com sucesso, ao Senado Federal por Minas Gerais, em 1975. Estabelecido o pluripartidarismo, no início da década de 1980, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), o sucessor do MDB. Em 1982, foi novamente eleito senador. Filiou-se ao Partido Liberal (PL) em 1986, ano em que concorreu ao governo de Minas Gerais, mas foi derrotado. Voltou ao Senado em 1987.
Em 1988, uniu-se a Fernando Collor de Mello, então governador de Alagoas, para lançar uma candidatura à Presidência e Vice-presidência do Brasil, pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN). Itamar, como Vice-presidente, divergia em diversos aspectos da política econômico-financeira adotada por Collor, o que o levou a retornar, em 1992, ao PMDB. Seguindo o impeachment de Collor, tornou-se Presidente da República. Em seu governo foi idealizado o Plano Real, elaborado pelo Ministério da Fazenda. Foi sucedido pelo Fernando Henrique Cardososeu ministro da Fazenda. No governo de FHC, foi embaixador Brasil em Portugal e na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, Estados Unidos.
Itamar cogitou candidatar-se a Presidente em 1998 e 2002, mas não prosseguiu com a ideia. Elegeu-se, em 1998, facilmente, Governador de Minas Gerais. Em 2002, apoiou a candidatura de Luís Inácio Lula da Silva. Não tentou reeleição no estado de Minas Gerais, tendo apoiado a candidatura de Aécio Neves.
Tornou-se, em 2003, embaixador do Brasil na Itália, permanecendo no cargo até 2005.
Lançou-se pré-candidato à presidência pelo PMDB em 2006, mas perdeu para Anthony Garotinho
Em maio de 2009, filiou-se ao Partido Popular Socialista (PPS), e por ele foi eleito senador por Minas Gerais no ano seguinte.
Com leucemia, Itamar estava internado desde 21 de maio. Na última semana, diagnosticado com pneumonia grave, o seu estado de saúde piorou. Desde ontem, respirava por aparelhos e, nesta madrugada, sofreu um AVC e entrou em coma. Morreu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.


Leia mais sobre a morte do senador e ex-presidente da República do Brasil em O Globo




Nenhum comentário: