CADÊ?

julho 30, 2011

Ingmar Bergman


Foto de autoria não identificada.
Ernst Ingmar Bergman nasceu em Uppsala. Filho de um pastor luterano, Ingmar Bergman teve uma educação austera e rígida, à boa maneira religiosa, em que conceitos como pecado, castigo, confissão, perdão e indulgência estavam sempre presentes. A sua relação com o cinema tem início aos 9 anos de idade, no Natal de 1927, quando troca um exército de chumbo por um projetor com o seu irmão. 
Iniciou a carreira em 1941, escrevendo a peça teatral Morte de Kasper. Em 1944, desenvolveu o primeiro argumento para o filme Hets, e no ano seguinte realizou Kris, o seu primeiro filme.
Ingmar Bergman baseou toda a sua obra cinematográfica em questões existencialistas como a morte, a solidão, a fé e o desejo, tendo como influências literárias Henrik Ibsen e August StrindbergA sua entrada no mundo do cinema deu-se através de outro grande nome do cinema sueco, Victor Sjöstrom, a quem Bergman fez uma homenagem em Morangos Silvestres (1957), fazendo-o interpretar o Professor Isak Borg que, perturbado pela eminência da morte, vai examinar a sua existência relativamente às relações pessoais, campo onde se caracteriza particularmente como um homem frio.
Mudou-se, em 1976, para a Alemanha devido a problemas com o fisco sueco, onde realizou Face a Face (1976),  O Ovo da Serpente (1977) e Sonata de Outono (1978). De volta à Suécia, filmou Fanny e Alexander (1982), uma obra sobre a sua infância e a paixão pelo espetáculo, vencedor de quatro óscares.
Bergman publicou Lanterna Mágica (1987), Imagens (1993) e Crianças de Domingo (1994), todos a respeito de vida.
Casado cinco vezes, Bergman teve nove filhos.
Morreu, em sua casa, em Fårö, no mesmo dia, mês e ano em que, em Roma, falecia Michelangelo Antonioni.


Nenhum comentário: