CADÊ?

julho 21, 2011

Ernest Hemingway


Foto de autoria não identificada.
Ernest Hemingway, o segundo dos seis filhos de Clarence e Grace Hall Hemingway,  nascido em Oak Park, Illinois, nos Estados Unidos, foi um dos principais representantes do ciclo literário norte-americano iniciado nos anos 20, o da geração perdida.
Hemingway licenciou-se na primavera de 1917 e, contrariando as expectativas de seus pais, decidido a não frequentar uma universidade,  iniciou-se como repórter no Kansas City Star, graças ao seu tio Tyler, amigo próximo do chefe de redação do jornal, e lá adquiriu o estilo de escrita que mais tarde viria a influenciar sua ficção.
Foi combatente na Primeira Guerra Mundial - na Itália, apaixonou-se pela enfermeira Agnes Von Kurowsky, sua inspiração na criação da heroína de Adeus às armas (1929) –; ativista na Guerra Civil Espanhola, e cuja experiência resultou em Por quem os sinos dobram (1940). Viajou pela Europa no período entreguerras, conhecendo a vida artística do velho continente, em plena efervescência da década de 20. Viveu em Cuba, onde produziu O velho e o mar (1952), a sua obra mais festejada.
Era um apaixonado por safáris.
Recebeu, em 1950, o Prêmio Pulitzer e, em 1954, ganhou o Nobel de Literatura
Em Ketchum, Idaho, matou-se com um tiro de um de seus fuzis de caça.


Nenhum comentário: