CADÊ?

março 12, 2010

Tudo bem… se fosse um anuário

Sabe-se lá como alguém, que, sem trabalhar com notícias, atuando exaustivamente em área absolutamente diversa, mantém um blog. A notícia nem sempre é repercutida no calor dos acontecimentos. Fatos importantes são deixados de lado. Apesar de importantes, já não rendem post.
Acredito que, mesmo para profissionais da imprensa, os fatos, ainda que importantes, ficam fora de pautas em hebdomadários – a questão é resolvida com o uso da mídia digital, com inserções de matérias, por exemplo, em site da empresa jornalística.
A desinformação, contudo, é imperdoável. Leio, por exemplo, no Tribuna do Piauí, na página 03, do caderno Conexão Cultura, edição de 9 a 15 de março de 2010:
DSC_0275 
“O ex-baixista dos Titãs acaba de lançar seu oitavo disco, ‘Drês’.” Brincadeira! Drês foi lançado em 2009, maio, com 12 faixas, não se encontrando entre elas Relicário (faixa dos álbuns Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro, de 2000; MTV ao Vivo, de 2004; e Luau MTV, de 2007); Por Onde Andei (música inserta em MTV ao Vivo e em Luau MTV); All Star (também registrado nos discos Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro e MTV ao Vivo,), Do seu Lado (registrado em MTV ao Vivo) e Os Cegos do Castelo (gravado nos discos Infernal, de 2001, e MTV ao Vivo). Ah, um outro detalhe: não há, em Drês, uma faixa chamada Hi e outra intitulada Dri! Certamente quem tão descuidadamente teceu a nota deverá estar se referindo a Hi, Dri.

2 comentários:

Adriano Lobão Aragão disse...

Realmente, lamentável.

Outra pérola recente da desinformação:
Jornal O Dia (28/fev/2010), seção Entreletras, referindo-se a Cecília Meireles:

a) "Canteiros" foi publicado como sendo um poema de Cecília, sendo na verdade a uma alteração/apropriação feita pelo Fagner. O nome do poema, aliás, nem é Canteiros, e sim Marcha (publicado no livro Viagem).
O caso é descrito no próprio site do Fagner: http://www.itarget.com.br/clients/raimundofagner.com.br/cecilia_meireles.htm

b) A biografia da poeta publicada no jornal consistia numa versão um pouco resumida da biografia constante no site Releituras. Seria mais interessante se tivessem, pelo menos, retrabalhado as informações para que realmente se tornasse, talvez, um novo texto, sem problemas de autoria.
http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp

M. de Moura Filho disse...

Adriano,
Injustificável, seja se a hipótese é de despreparo do(a) jornalista, ou simples descompromisso com a informação.