CADÊ?

maio 08, 2008

Veja Cultura!*

Confira programação do Clube de Vídeo de Teresina/Casa da Cultura que abre suas portas neste mês de maio, de segunda a sexta, às 18h30, exibindo clássicos e lançamentos do cinema mundial com entrada franca. O clube aproveita para homenagear dois grandes ícones da sétima arte: o polêmico diretor francês Roman Polanski e o famoso cineasta inglês Alfred Hitchcock.

PROGRAMAÇÃO

SEMANA ALFRED HITCHCOCK

Em homenagem aos 38 Anos de falecimento

07/05(QUA) – DISQUE M PARA MATAR - Suspense105 minutos(EUA): 1954 – Elenco: Ray Milland (Tony Wendice) Grace Kelly (Margot Wendice) Robert Cummings (Mark Halliday) – Sinopse: Em Londres, um ex-tenista profissional decide matar sua mulher, para poder herdar seu dinheiro e também como vingança por ela ter tido um affair um ano antes, com um escritor que vivia nos Estados Unidos mas que no momento está na cidade. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime teria sido cometido por um ladrão. Mas quando algo sai muito errado, ele vê uma maneira de dar um rumo aos acontecimentos em proveito próprio.

08/05(QUI) – PSICOSE - Suspense107 minutos (EUA): 1960 – Elenco: Anthony Perkins (Norman Bates) Vera Miles (Lila Crane) John Gavin (Sam Loomis) – Sinopse: Secretária (Janet Leigh) rouba 40 mil dólares para se casar. Durante a fuga, erra o caminho e chega em um velho motel, onde é amavelmente atendida pelo dono (Anthony Perkins), mas escuta a voz da mãe do rapaz, dizendo, que não deseja a presença de uma estranha. Mas o que ouve é na verdade algo tão bizarro, que ela não poderia imaginar que não viveria para ver o dia seguinte.

09/05(SEX) – OS PÁSSAROS – Suspense 114 minutos (EUA): 1963 – Elenco: Rod Taylor (Mitch Brenner) Jessica Tandy (Lydia Brenner) Suzanne Pleshette (Annie Hayworth) – Sinopse: A pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, vive momentos de terror quando milhares de pássaros se instalam na localidade e começam a atacar as pessoas.

MOSTRA ITAÚ CULTURAL DE CINEMA DOCUMETÁRIO

12/05(SEG) - “Margem, de Maya Da-Rin” Rio de Janeiro (54 min.)

13/05(TER) - “Histórias de Morar e Demolições, de Andre Costa” São Paulo (54 min.)

14/05(QUA) - “Eu Vou de Volta, de Camilo Cavalcante e Cláudio Assis” Pernambuco (54 min.)

15/05(QUI) - “Procura-se Janaína, de Miriam Chnaiderman” São Paulo (54 min.)

16/05(SEX) - “Diário de Sintra, de Paula Gaitán” Rio de Janeiro (84 min.)

SEMANA ROMAN POLANSKI

19/05(SEG) – O BEBÊ DE ROSIMARY – Terror 142 minutos (EUA): 1968 – Elenco: Mia Farrow (Rosemary Woodhouse) John Cassavetes (Guy Woodhouse) Ruth Gordon (Minnie Castlevet) Sinopse: Um jovem casal se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas. Quando ela (Mia Farrow) engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê seu marido (John Cassavetes) se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê à luz ao Filho das Trevas.

20/05(TER) – CHINATOWN - Policial130 minutos (EUA): 1974 – Elenco:
Jack Nicholson (J.J. Gites) Faye Dunaway (Evelyn Cross Mulwray) John Huston (Noah Cross) – Sinopse: Los Angeles, 1937. J.J. Gittes (Jack Nicholson), um detetive particular, recebe a visita de uma mulher que deseja contratá-lo, pois acredita que seu marido, o engenheiro-chefe do Departamento de Águas e Energia, tem um caso. Porém, Gittes logo descobre que sua cliente na verdade era uma farsante, mas a verdadeira Evelyn Mulwray (Faye Dunaway) o encontra. Quando o marido aparece morto no reservatório de água da cidade, Gittes percebe a gravidade do caso. Seu envolvimento leva-o a ser atacado por gângsters e, após manter um romance com Evelyn, descobre que ela é filha de Noah Cross (John Huston), um dos homens mais poderosos da cidade. Gittes desconfia então que Cross, um rico proprietário que tem interesses ilícitos nas terras próximas ao reservatório, teve uma relação incestuosa com a filha, nascendo daí a jovem vista com o marido de Evelyn.

21/05(QUA) – LUA DE FEL – Drama139 minutos (França / Inglaterra): 1992 – Elenco: Hugh Grant (Nigel) Kristin Scott Thomas (Fiona) Emmanuelle Seigner (Mimi) – Sinopse: Nigel (Hugh Grant) e Fiona (Kristin Scott Thomas) são um casal de ingleses que, ao fazerem um cruzeiro, conhecem Mimi (Emmanuelle Seigner), uma francesa casada com Oscar (Peter Coyote), um americano que vive preso a uma cadeira de rodas. Ao notar o interesse que Nigel sente por Mimi, Oscar conta como eles se conheceram e como se amaram loucamente até esta paixão doentia se transformar em um ritual de humilhação.

22/05(QUI) – FERIADO

23/05(SEX) – O ÚLTIMO PORTAL - Suspense127 minutos (EUA): 1999 – Elenco: Johnny Depp (Dean Corso) Frank Langella (Boris Balkan) Lena Olin (Liana Telfer) – Sinopse: Dean Corso (Johnny Depp), um especialista em livros raros, é contratado por Boris Balkan (Frank Langella), um milionário de Nova York que tem uma imensa coleção sobre ocultismo e um especial interesse em "Os Nove Portais Para o Reino das Sombras", livro este que,reza a lenda, foi co-escrito pelo próprio Satanás e Aristide Torchia, um autor veneziano, e publicado em 1666. O livro é ilustrado com nove gravuras que, quando corretamente interpretadas e combinadas com o texto original, teriam o poder de invocar o Diabo e abrir as portas para o mundo das sombras. Torchia pagou caro por sua transgressão, pois a Santa Inquisição o queimou em uma estaca. Existem apenas três cópias e Andrew Telfer vendeu a sua para Balkan dias antes de se suicidar. Porém, Balkan não tem certeza que a sua seja autêntica, assim Corso seria regiamente pago para ir até a Portugal e França, onde estão as outras duas cópias e determinar qual é a verdadeira. Corso, que não acredita no diabo e sim em dinheiro, aceita o trabalho. Inicialmente Corso visita Liana Telfer (Lena Olin), a viúva de Andrew, que demonstra um desejo quase ensandecido de ter o livro de volta (ela não sabia da venda). Logo Bernie (James Russo), um amigo de Corso, aparece morto e seu corpo estava como uma das gravuras do livro. Mas esta seria apenas a primeira de algumas mortes misteriosas, que Corso presenciaria. Tendo em seu poder o livro, para poder comparar com as outras cópias, Corso descobre que está no meio de uma estranha trama na qual há uma loira misteriosa sempre surgirá no seu caminho para protegê-lo.

SEMANA LANÇAMENTOS

26/05(SEG) – BEOWULF – Aventura 113 minutos (EUA): 2007- Elenco: Ray Winstone (Beowulf) Robin Wright Penn (Wealthow) Anthony Hopkins (Hrothgar)- Sinopse: Inspirado em um antigo poema, o filme conta a história do destemido guerreiro escandinavo Beowulf (Ray Winstone), que precisa defender o reino do monarca Hrothgar (Anthony Hopkins) do feroz demônio Grendel (Crispin Glover). Em uma desesperada batalha, Beowulf acaba matando o monstro, atraindo para si a terrível ira de sua impiedosa e sedutora mãe (Angelina Jolie), que decide vingar sua morte. Anos mais tarde, Beowulf irá se deparar com o maior desafio de sua vida, personificado na figura de um poderoso dragão.

27/05(TER) – ASSEMBLÉIA – Drama 118 minutos (China): 2007- Elenco: Chao Deng, Heng Fu, Yan Tang, Naiwen Li e Hanyu Zhang- Sinopse: O primeiro filme de guerra do diretor chinês Feng Xiaogang, ASSEMBLÉIA, conta a história do alto ponto da sangrenta Guerra Civil Chinesa de 1948, um líder de uma companhia do Exército da Liberação (Liberation Army), do lado comunista, foi ordenado a comandar 47 de seus homens para defender uma posição por pelo menos quarto horas. Eles poderiam sair em retirada uma vez que ouvissem a chamada da assembléia. A chamada nunca veio e todos, menos o líder da companhia, morreram. Alguns anos depois, lutando em outra Guerra na Coréia, ele ainda procura pela explicação por nunca terem ouvido a chamada da assembléia e tenta provar que todos os seus homens morreram como verdadeiros heróis.

28/05(QUA) – LEÕES E CORDEIROS – Drama 92 minutos (EUA): 2007 – Elenco: Robert Redford (Dr. Stephen Malley) Meryl Streep (Janine Roth) Tom Cruise (Senador Jasper Irving) Sinopse: O senador Jasper Irving (Tom Cruise) pretende lançar sua nova "estratégia completa" para a guerra dos Estados Unidos no Afeganistão e, para divulgá-la, precisa convencer a jornalista Janine Roth (Meryl Streep). Simultaneamente o dr. Stephen Malley (Robert Redford), um professor idealista, tenta convencer Todd (Andrew Garfield), um de seus alunos mais promissores, a mudar o curso de sua vida. Ao mesmo tempo Ernest (Michael Peña) e Arian (Derek Luke) são soldados que estão lutando nas montanhas geladas do Afeganistão, buscando se lembrar do porquê de terem se alistado no exército americano.

29/05(QUI) – SANTOS E DEMÔNIOS – Drama 93min. (EUA): 2007 - Elenco: Robert Downey Jr., Shia LaBeouf, Chazz Palminteri, Dianne Wiest, Rosario Dawson - Sinopse: O filme conta a história de um garoto criado em Astória, um bairro de periferia, durante os anos 90. Enquanto seus amigos vão morrendo vítimas das drogas ou na prisão, ele começa a acreditar que foi salvo de ter o mesmo destino pelos diversos e tão falado santos. Downey interpreta o personagem principal quando adulto, olhando para seu passado.

30/05(SEX) – PLANO BEE – Animação 44 Minutos (EUA): 2007 – SINOPSE: Uma Abelha do Barulho !!! - Bing adora ser uma abelha em Washington DC. Ele ama o ar fresco, a fragrância das flores, o mel. Mas quando uma nova e cruel rainha seqüestra a colméia, o mundo de Bing vira de cabeça para baixo. Ele não tem mais tempo para sentir o cheiro das rosas. Ao invés disto, Bing luta para atingir as inatingíveis metas de produção de mel enquanto tenta construir uma torre de mel real e se desvencilhar de cruéis inimigos. Como Bing conseguirá se livrar desta agonia de sua vida nova sem graça? "Resistindo à tirania da rainha!" aconselha sua amiga Bonnie. Ainda assim, ele sabe que quando direitos inalienáveis são tomados, uma abelha tem que começar a fazer barulho.


* texto extraído do site da Fundação Cultural Monsenhor Chaves.

Nenhum comentário: