CADÊ?

junho 17, 2008

Graciliano Ramos por Nelson Pereira dos Santos

Nelson Pereira do Santos, em 1984, visitou, pela segunda vez, com Memórias do Cárcere, a obra de Graciliano Ramos. Com Carlos Vereza, Glória Pires, Nildo Parente, José Dumont, Wilson Grey, Jofre Soares, Fábio Barreto, Ligia Diniz, e Marcus Vinícius, o filme retrata encarceramento de Graciliano Ramos durante o Estado Novo. Nelson Pereira dos Santos, a respeito do filme, afirmou que o cárcere é uma metáfora da sociedade brasileira. Trata-se, no fundo, da sequência de governos arbitrários a que o Brasil se sujeitou.
Nelson Pereira dos Santos antes adaptara para o cinema Vidas Secas, em 1963. O filme, com extraordinária fotografia de Luis Carlos Barreto e José Rosa, conta a saga de uma família retirante no sertão brasileiro. Fabiano, Sinhá Vitória, o filho mais velho e o mais novo, além da cachorra Baleia, atravessam o sertão tentando sobreviver.
O filme, um clássico do cinema, recebeu o prêmio do OCIC e o prêmio dos Cinemas de Arte em Cannes, 1964. Faturou, em 1965, a premiação de melhor filme na Resenha de Cinema de Gênova.
É, até agora, o único filme brasileiro a ser indicado pelo British Film Institute entre as 360 obras fundamentais em uma cinemateca.

Nenhum comentário: