CADÊ?

setembro 19, 2008

Juremir Machado da Silva une James Joyce e Louro José em seu livro*


Por Bolívar Torres


Fora da ironia, não há salvação. É a partir desse lema que o polêmico escritor, professor e jornalista gaúcho Juremir Machado da Silva baseou seu novo romance, Solo, uma crítica ácida à sociedade espetacular. Com referências que pulam de James Joyce ao Louro José, de Guy Débord ao Domingão do Faustão, Machado traça o painel de uma pós-modernidade tragicômica, em que todas as crenças desmoronaram.

– Apenas com a ironia podemos reagir ao absurdo do mundo midiático – afirma o escritor, de 46 anos. – É difícil buscar um sentido. Algumas pessoas se contentam com soluções fáceis, como religiões ou buscas espirituais e de auto-iniciação. Mas os espíritos mais exigentes sempre se sentirão inadequados. Tudo lhes parecerá ridículo.

Solo conta a história de um publicitário bem-sucedido e inteligente, que decide emburrecer-se gastando seu tempo em frente à TV. Seu roteiro televisivo inclui desde a TV Senado até as reportagens do Canal Rural (“Uma das minhas grandes alegrias foi a criação de um novo canal, o Premiere Rural”, diz o irônico personagem).

Abandonado pela mulher, entra numa crise existencial, dividido por duas forças opostas: a inércia intelectual e a consciência crítica. Apoiado nos clássicos da teoria da comunicação, está sempre disparando observações cultas e espirituosas sobre a imbecilidade que o cerca. Só que nunca se afasta dela. Por mais que critique Ana Maria Braga e o seu jeito “lipoaspirado, rediagramado e otimista de falar besteira”, não consegue deixar de assisti-la. Inevitavelmente, acaba misturando Paulo Coelho com James Joyce. E compara as pegadinhas do Faustão com as fábulas de Esopo e La Fontaine (“O Domingão do Faustão tem um grande valor na pedagogia construtivista e piagetiana”, brinca).

– O personagem é um pouco como todos nós – sugere Machado. – Resiste à imbecilidade da sociedade do espetáculo, mas não completamente, pois está sempre se comportando sob influência dela. É como aquele salgadinho que comemos mesmo sabendo que faz mal.

Pastiche de Paulo Coelho

Atormentado por sofrimentos e dúvidas (e pesadelos que o transportam à Revolução Federalista de 1893), o personagem viaja o mundo em busca de autoconhecimento, a chamada “jornada de iniciação”. Como bom brasileiro, vai primeiro à Europa, depois volta para a América Latina, numa ego-bad-trip do Rio de Janeiro a Machu Picchu. É a oportunidade para Machado satirizar o espiritualismo de butique contemporâneo, alfinetando escritores neo-esotéricos como Paulo Coelho.

– Meu romance é mais sobre a dificuldade da busca de identidade no mundo de hoje do que uma crítica à mídia e ao universo da televisão – explica Machado. – É um pastiche dessas formas de narrativa que vemos por aí, como Paulo Coelho e Dan Brown, e satiriza todos esses que exploram o desespero das pessoas pelo autoconhecimento. Minha editora, a Luciana Villas-Boas, disse que o livro tem uma dupla influência: Michel Houellebecq e Carlos Castaneda. O que é engraçado, pois são influências aparentemente inconciliáveis.


* Matéria extraída de JB Online.

Nenhum comentário: