CADÊ?

setembro 19, 2008

América Latina, latida ou latrina?

Foto: Sebastião Moreira/EFE

Sob o pretexto de que José Miguel Vivanco, diretor para as Américas da Human Rights Watch (HRW), e Daniel Wilkinson, seu assistente, cometeram graves violações à Constituição e às ordens que regulam a passagem de migrantes em condição de turistas, a Venezuela, ontem, 18, expulsou-os de seu território. As expulsões aconteceram horas depois da apresentação, em Caracas, de um relatório do grupo de defesa dos direitos humanos da Human Rights Watch, com um balanço dos 10 anos de gestão do Excelentíssimo Presidente Hugo Chávez, em que é afirmado que o seu governo debilitou, neste período, as instituições democráticas e as garantias de direitos humanos.
José Miguel Vivanco e Daniel Wilkinson seguiram em vôo noturno da Varig - único com disponibilidade de assentos no momento -, para São Paulo. O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, informou das expulsões, em declaração à imprensa estatal, quando os dois membros da
Human Rights Watch já se encontravam fora do espaço aéreo venezuelano, afirmando, destaco, que "Hoje, de forma abusiva e grosseira, o senhor Vivanco deu entrevista coletiva onde criticou as instituições da democracia venezuelana." Referia-se, por óbvio, ao relatório da Human Rights Watch.
O episódio, em que se evidencia, mais uma vez, a conhecida intolerância do Excelentíssimo Presidente Hugo Chávez, lembra-me um outro, em que Larry Rohter, correspondente do New York Times na capital de uma certa nação latina, foi, em 2004, ameaçado de expulsão porque assegurara ser o Presidente desse país um beberrão.
Certamente, no episódio da expulsão de membros da
Human Rights Watch dirá alguém que o governo do Excelentíssimo Hugo Chávez apenas repele ataque imperialista. Ou, então, de modo singelo, dirá que se deve deixar a Venezuela cumprir a sua sina.

Clique aqui, para ter acesso à entrevista de José Miguel Vicanco para a Rádio Eldorado.

Um comentário:

Airton Sampaio disse...

QUALQUER ditadura (de direita, de esquerda, de centro, dos lados, de baixo, do alto) é uma grande merda!