CADÊ?

outubro 16, 2008

Rio - Vencer a qualquer preço*


Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral apreenderam, ontem à tarde, na Zona Norte do Rio, uma Kombi com cerca de seis mil panfletos contra o candidato a prefeito Fernando Gabeira (PV).
Entre os panfletos havia material apócrifo ou em nome da Associação de Moradores do Morro São José da Pedra, localizada na Zona Oeste.
E havia ainda na Kombi cerca de três mil panfletos de campanha do também candidato a prefeito Eduardo Paes (PMDB), 30 faixas com a inscrição em preto, branco e vermelho "Sou suburbano com muito orgulho" e material de campanha da vereadora eleita Clarissa Garotinho (PMDB).
Foram detida quatro pessoas. Uma delas, Ana Paula Costa, revelou à Polícia Federal que trabalha para a campanha de Paes. Segundo ela, a propaganda foi entregue por um homem identificado como André Santos, que faria parte da coordenação da campanha.
Seria precipitado concluir que a campanha de Paes produziu panfletos apócrifos, assim como as 30 faixas com a frase "Sou suburbano com muito orgulho", só para causar danos à imagem do candidato do PV? E que essa é uma prática suja, desleal e que pode até configurar crime?
A quem o crime beneficiaria?
Paes nega que tenha algo a ver com os panfletos. Cala-se quanto às faixas.
Demos de barato, pois, que pessoas de sua campanha, agindo à sua revelia, mandaram produzir o que ele repudia com veemência.
Por acaso isso torna o ato menos sujo e menos reprovável? Não. Apenas livra Paes de ser responsabilizado por ele.
No último domingo, durante o debate promovido pela Rede Bandeirantes de Televisão, Gabeira disse a Paes em certo momento:
- Eu não quero ganhar a eleição a qualquer preço. Você quer.
Costumam vencer eleições candidatos que mandam todos os escrúpulos às favas.
Quem sabe o Rio não pode inverter essa escrita pelo menos desta vez? O resto do país agradeceria.


* Postagem extraída do blog de Noblat, publicada hoje.

Nenhum comentário: