CADÊ?

agosto 16, 2008

Nome Próprio é o Melhor Longa Brasileiro no 36º Festival de Cinema de Gramado

Murilo Salles e Leandra Leal
Foto: Edison Vara, Pressphoto

Vencendo dois favoridos (A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele, e Juventude, de Domingos Oliveira), Nome Próprio, de Murilo Salles, sagrou-se como o Melhor Longa Brasileiro no 36º Fetival de Cinema de Gramado.
A Festa da Menina Morta levou seis troféus (Melhor Ator para Daniel Oliveira; Melhor Fotografia para Lula Carvalho; Prêmio Especial do Júri Popular; Melhor Música para Matheus Nachtergale; Melhor filme Longa-Metragem Brasileiro pelo Júri Popular; e Melhor filme Longa-Metragem Brasileiro pelo Júri da Crítica).
Juventude conquistou quatro estatuetas (Melhor Roteiro e Melhor Direção para Domingos Oliveira; Prêmio Especial de Qualidade Artística para Aderbal Freire Filho, Domingos Oliveira e Paulo José; e Melhor Montagem para Natara Ney). Foi o mais aplaudido no Palácio dos Festivais.
Nome Próprio faturou três prêmios (além de Melhor Filme, Melhor Atriz para Leandra Leal; e Melhor Diretor de Arte para Pedro Paulo de Souza).
As principais premiações, entre os estrangeiros:
Cochochi, de Israel Cardenas e Laura Guzman (México), foi premiado com o Kikito de Melhor Filme entre os Longas Estrangeiros.
Carlos Moreno, por Perro Come Perro (Colômbia) foi escolhido o Melhor Diretor.
Marlon Moreno e Oscar Borda venceram como Melhores Atores por Perro Come Perro.
Ana Carabajal foi eleita a Melhor Atriz por Por Sus Proprios Ojos (Argentina).

Nenhum comentário: