CADÊ?

julho 08, 2008

Viva o PT! Abaixo os PeTralhas!*

Por Kernard Kruel

O contista e professor de Letras da Universidade Federal do Piauí Airton Sampaio, integrante do Grupo Tarântula (com M. de Moura Filho, JP Bezerra e João Luiz Rocha do Nascimento) manda carta aberta ao poeta Emerson Araújo reclamando que eu, Urso Hibernador na Kenard Kaverna, não postei comentário dele a respeito de comentário meu gerado pela afirmativa dele que, com exceção do "ingênuo" William Melo Soares e do M. de Moura Filho, todos os escritores piauienses (e eu me incluo ai, apesar de ser maranhense da ilha do amor) se deslumbraram, se renderam e caíram no logro dos PeTralhas. Não postei porque não recebi o texto nem pelo msn, nem pelo e-mail, nem pelo orkut, nem pelos correios, que estão novamente fazendo greve (e o Lula morto de preocupado com a dona Mariza).
O contista Airton Sampaio e o contista M. de Moura Filho teimam em querer dizer que estou olhando esta afirmativa pelo olho direito dos cargos e não pelo olho esquerdo das atitudes. Ora, mas para manter atitudes coerentes teríamos, nós que fundamos o PT, nós que temos compromissos com os movimentos sociais, nós que temos caráter, ética e estética etc e tal, nós teríamos que estar lá dentro, na mente do furação. E não estamos porque os queridinhos do governador Welligton Dias são os nossos algozes de antes: Xavier Neto, Fernando Monteiro, Leal Junior, Paes Landim, dentre outros similares! O governo que está ai não é do PT e sim dessa gente, que sempre está por cima da carne seca! Por isso essa zorra toda que ai está! Os PeTralhas, para se dar bem após as eleições que se aproximam, já começam, como currupiões, a olhar os ninhos alheios. Na posse dos eleitos, eles já estão lá de mala e cuia. Mais mala do que cuia.
Não posso admitir que os dois contistas atirem com pólvora alheia mirando no marrom para acertar no vermelho. Não nos deslumbramos, não nos rendemos e nem caímos no logro dos PeTralhas. O PT foi fundado por pessoas sérias e comprometidas como Albert Piauí, Batista Teles, Rita Maria Cavalcanti, Amanda Cavalcanti, José Afonso de Araújo Lima, Luís Edwigens, Zé Pereira, Zé Ivo, Ribamar, Josué (o "senador"), Emerson Araújo, Amaral, Jandaia, William Melo Soares, Zé Magão (de saudosa memória), Paulo de Tarso Moraes (de saudosa memória)... por mim... dentre outros, que lembrando vou postando aqui. O nosso distanciamento da cúpula do Palácio de Karnak reflete o nosso sentimento com relação aos seus ocupantes. Portanto, nada de querer confundir as coisas.
O contista Airton Sampaio foi infeliz na sua afirmativa. Um dia, tenho certeza, ele reconhecerá e pedirá desculpas pelo que escreveu. O contista M. de Moura Filho, imperando o espírito de corpo, saiu em defesa do amigo tarântula mas, inteligente como é, também saberá reconhecer o seu erro. Não em defender o amigo, que é mais do que certo, porém em insistir em trocar alhos por bugalhos. Não estou atrás de boquinha, como os amigos e as amigas ofendidos e ofendidas também não estão. Se não tívessemos coerência, estaríamos todos com cadeira e mesa no Palácio de Karnak e suas cercasnhinhas (sic!)... Tenho dito!
E aqui é assim: Escreveu, não leu, pau comeu! Quem tiver rabo de palha que não passe perto do fogo, pois o inferno está em chamas!




Nenhum comentário: