CADÊ?

agosto 07, 2008

Em busca de um certo tom escarlate


“Morrer deve ser tão frio
Quanto na hora do parto”

Gilberto Gil: Aqui e Agora, in Refavela


Ainda hoje é possível vê-lo, em noites de lua cheia, com seu corpo jovem, macérrimo e naturalmente ágil, escalando a ponte metálica em perseguição, supõe-se, ao B. B. King — é perfeitamente audível Lucille executando The Other Night Blues. No princípio, socorriam-lhe bombeiros, policiais, pastores, padres... Mas simplesmente esvaía-se na escuridão. Com o tempo, deixaram-no em paz com B. B. King e Lucille.
Os amigos atribuem a sua desventura, como tem sido vulgar, a uma mulher: Carmen, colombiana e artesã, com quem seguiu rumo ao sul, queimando cannabis sativa e fazendo artes. Eu, aliás, encontrei-o em Brasília, no Moinho, e dele comprei uma xilogravura, que, ainda hoje, moldura minha sala. Aquele menino, outrora alegre, dinâmico, era triste, apático. Já não se lembrava de ninguém. Muito menos da cidade natal.
Tempos depois, soube do seu regresso. Disseram-me que estava abatido, irreconhecível. Devorava telas, que um mercador lhe dava, em busca de um certo tom escarlate. Buscou-a ao limite, incisando o pulso, encerrando a vida como uma quarta-feira de cinzas finda o carnaval por estas bandas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Exelente conto!
No Piauí, apenas Airton Sampaio o supera.
Parabéns!!!

M. de Moura Filho disse...

Há uma controvérsia, não sei se você sabe, há tempos, quanto ao melhor contista vivo no Piauí. Airton Sampaio acha que é ele; eu, ao contrário, acho que sou eu.
Perdoe-me por discordar, anônimo, de sua opinião.

Anônimo disse...

É compreensivo, uma vez que a distância do primeiro para o segundo é mínima...
Abraço.

Anônimo disse...

Anônimo, melhor dizendo, Airton Sampaio e M de Moura Filho, que estão à frente, resolvam logo essa disputa entre vocês pelo primeiro lugar, para que os fundistas do segundo pelotão - cuja distância para o primeiro é grande - disputem pelo menos a medalha de bronze!

M. de Moura Filho disse...

Meu caro anônimo,

a discussão está limitada. precisa acessar o blog confraria tarântula, e aí veras que seus membros são talentosos contistas. não há sequer pelotões entre os 4 tarântulas, embora insista no primeiro comentário aqui feito.